Creio que nenhum plano de qualidade ou procedimentos que tenham por objetivo a obtenção de uma qualidade diferenciada, possa estar desvinculado da presença constante e competente do administrador da obra, nem da utilização de fornecedores capazes de atender plenamente às expectativas.
Mas, são necessárias diretrizes técnicas que possam nortear as ações, tanto do administrador como do fornecedor, para que a execução não fique baseada apenas na possível competência, experiência e memória dos envolvidos.
O sistema que utilizo, é basicamente o mesmo que o utilizado por empresas com certificação ISO, mas, com uma formatação menos complexa, o qual associado à intensa atuação administrativa e profissionais competentes, tem atendido plenamente as necessidades das obras de pequeno e médio porte.
Os procedimentos adotados pelas empresas com certificação ISO, são extremamente mais complexos, pois abrangem não só os processos executivos, mas também adotam procedimentos e checagem para cotações, compras, recebimento, armazenamento de materiais e etc., os quais geram uma grande quantidade de documentos e consequentemente necessitam de pessoal qualificado para gerenciar todo o processo, o que somente é viável para obras e empresas de grande porte. Mas, buscamos aproveitar uma pequena fração desse processo, como explicado abaixo.
O sistema consiste basicamente na utilização de:
A. Procedimentos para Execução de Serviços (P.E.S.),
Os Procedimentos são constituídos de uma sequência de informações, relativas aos serviços, com os seguintes itens:
- Documentos de Referência.
Projetos e Memoriais com as informações necessárias para a execução do serviço. - Materiais, Ferramentas e Equipamentos.
Lista de Materiais, Ferramentas e Equipamentos necessários para a execução do serviço. - Método Executivo.
Condições prévias para o início dos trabalhos e descrição passo a passo do processo executivo.
B. Fichas de Verificação de Serviços (F.V.S.).
As Fichas de Verificação, nada mais são que um ‘check list’, detalhado dos trabalhos executados baseados no Método Executivo constante das P.E.S.O Sistema de Qualidade não tem por finalidade ensinar aos profissionais a executar serviços, pois saber executar bem, é condição prévia básica necessária já na época da contratação, nem, apenas nortear e checar a execução, mas principalmente, induzir ao planejamento ou ao ‘pensar antes de executar’, gerando com isso uma maior eficiência, com conseqüente redução de custos de material e mão de obra e prazos, possibilitando uma maior atenção para os detalhes, fechando assim o circulo da qualidade diferenciada.